Torre Verde


  • Enviar por e-mail
    Enviar por e-mail
    Para múltiplos destinatários separe os e-mails por vírgula.
  • Salvar em PDF

A Torre Verde é um projeto de inovação tecnológica que inclui geração de energia verde através de placas solares, sistema de captação de água de chuva para irrigação, transformação de resíduos orgânicos em adubo através de um processo de aceleração de compostagem e o desenvolvimento de hortas suspensas, reunidos em um único local. 


A Torre Verde consiste em uma estrutura metálica com cinco pavimentos, com as seguintes dimensões: cada nível possui 5,0 x 5,0 m de área e pé-direito de 2,5 m, totalizando uma altura de 12,5 m.  No térreo se localiza a aceleradora de compostagem e o triturador, e nos níveis subsequentes, as hortas suspensas, caixas d'água e placas solares.


Este é um projeto-piloto que visa o teste do produto viável mínimo (MVP) de uma tecnologia social que poderá ser replicada em maior escala conforme o sucesso deste projeto. Com a implantação de mais torres, será possível a entrada para o mercado de produção e comercialização de créditos de carbono. 


Para o desenvolvimento deste projeto contamos com um consórcio de organizações através do apoio técnico da ONG Entrelaces – Associação Brasileira de Pesquisa e Projetos em Educação (www.entrelaces.org), AAA_Azevedo Agência de Arquitetura (www.aaa.com.br), também responsável pelo projeto do Mercado Modelo da Rocinha, ATUAÇÃO AMBIENTAL AMB TECH (www.ambtech.eco.br), Impacto Insolar Painéis Solares e o Instituto Tmj na fabricação de jardineiras feitas de plástico reciclável.


A Torre Verde - Rocinha ficará localizada no pátio entre as escolas E.M. Luiz Paulo Horta e CIEP Doutor Bento Rubião na Estrada da Gávea, 522.



Comentários
Carregando...